16 maio, 2017

Isso que é fruta

Foi-se o tempo que o abacate era fruta de fundo de quintal. Seja a nossa variedade chamada “manteiga” ou os mais recente “avocados”, eles estão com tudo

Nos últimos tempos, muita gente resolveu falar bem do abacate. E há razões de sobra para isso: o abacate é um potencializador de nutrientes, tem muito potássio e seja qual for a variedade, é ótimo.

O primeiro erro extremamente comum por aí é que muitos têm a mania de falar da variedade avocado como fosse uma fruta diferente. A verdade é que “avocado” é um tipo de abacate, assim como há vários tipo de limão ou laranja.

No Brasil há inúmeros: margarida, geada, fortuna, ouro verde… Mas nenhum é mais comum que o manteiga e os donos da nova moda, avocados.

Vamos conhece-los…

Manteiga: enorme e bem brasileiro

Abacate manteiga: é o popular brasileiro e são maiores. Têm a casa verde, fina e mole e um formato mais duro. Ou seja, tem muito mais água.

Abacate hass: casca mais escura

Abacate avocado: com a casca dura e tamanho menor, há duas variedades no Brasil: a hass, com a casca mais escura, e o fuerte, com a casca verde brilhante. O primeiro vem dos Estados Unidos e o segundo do México. Tem pouca água e é rico em óleo.

Abacate fuerte: tipo dos mexicanos, casca brilhante!

Qual escolher?

O abacate avocado tem 10% menos de calorias que o abacate manteiga. Seu teor de óleo varia de 20% a 30% contra 5% dos outros abacates. É tipo azeite de oliva, rico em gordura monoinsaturada. O avocado também possui mais nutrientes: só de potássio, carrega duas vezes mais que a banana, por exemplo, o que ajuda na manutenção do colesterol.

Em comum, qualquer variedade potencializa a absorção de nutrientes e são antioxidantes. Portanto, não deixe de incluí-lo na salada. Os dois são ótimos antes e depois das atividades físicas porque ainda funcionam como isotônico natural.

Conclusão…

Ou seja, se o brasileiro abacate manteiga ficou conhecido por se comer com açúcar, você agora já sabe que vai bem como pré-treino e que potencializa tudo sendo ainda melhor para vitaminas, por exemplo. Se quer algo menos calórico – e mais prático porque é menor – escolha o abacate avocado. E, na dúvida, invista em qualquer variedade!


Leia mais…

A nova modalidade Acqua Float vai deixar seu bumbum, peitoral e abdome no céu!

“Congelados podem ser saudáveis”, diz Eduardo Dimand, da Pronto Light

Dois exercícios que vão deixar o seu bumbum em dia

5 truques para comer saudável entre as refeições

Saiba tudo sobre como usar a proteína ou até mesmo o whey

20 minutos deste treino equivale, acredite, a uma hora de academia