1 novembro, 2017

Amar quem você é

Peça O Jornal, sobre um amor gay proibido, estreia no Rio de Janeiro neste dia 03 de novembro e tem direção de dois mestres do teatro: Kiko Mascarenhas e Lázaro Ramos

Lázaro Ramos e Kiko Mascarenhas, os diretores da peça

O que acontece quando dois grandes nomes das artes cênicas se unem por uma boa causa? É que veremos a partir do dia 03 de novembro no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro, onde a dupla Kiko Mascarenhas e Lázaro Ramos – diretor e codiretor respectivamente –, estreiam a peça O Jornal. É uma união para ser celebrada: parceiros de cena na série Mister Brau, da Rede Globo, o duo de amigos é poderoso nos palcos, Kiko recentemente esteve em O Camareiro – e foi o próprio ao lado de Tarcísio Meira –, e Lázaro correu o Brasil com O Topo da Montanha ao lado da mulher Taís Araújo.

Marcos Guian e Danilo Ferreira: o casal gay central da peça

Agora, eles apostam num drama gay de tirar o fôlego – com texto premiado do britânico Chris Urch – tá bom para você? Não, não está, porque a montagem que conta com o lindo Danilo Ferreira ao lado de Marcos Guian como o casal gay da peça não é somente sobre o amor de dois meninos, ela trata da liberdade de ser quem somos. O pano de fundo é o seguinte: na Uganda há um jornal chamado The Rolling Stone que, em 2010, publicou uma lista com fotos de gays de modo a incitar seus leitores a linchar quem estivesse nela. Dá para acreditar?

Marcos Guian, Heloísa Jorge, André Miranda, Marcella Gobatti, Danilo Ferreira, Indira Nascimento – o elenco completo da peça

Pois bem, essa é a história de Dembe e Sam, meninos que se apaixonam e podem ser descobertos e julgados pela igreja, pela sociedade se virarem notícia num jornal – ou seria anúncio de morte? Diz que na Uganda os cidadãos eram forçados pela lei a denunciar se soubessem que alguém era gay. E você, o que faria se fosse gay por lá? Arriscaria sua vida ou morreria silenciado?

Em tempo: o drama na Uganda sobre o jornal parece um pouco distante, mas nem tão distante assim, pois em 2014 outro jornal, já com outro nome, publicou outra lista de homossexuais. E embora a tal lei que permitia denúncias tenha caído no país africano no mesmo ano, ser gay por lá ainda é crime.

Algo fez sentido para você? Sim, o Brasil – que não põe na cadeia ninguém por ser gay – ironicamente dá outro tipo de prisão aos gays sendo o país que mais mata homossexuais no mundo, o que prova que talvez estejamos mais pertinho de Uganda do que se imagina. Tá esperando o que para ver essa peça? Os ingressos estão a venda neste link! Se joga!


Leia mais…

Por que barrar uma exposição é um retrocesso, entenda aqui! 

Um advogado explica porque a cura gay é um erro. Entenda!

Você daria carona para o Tom Daley assim, sem roupa?

O perigo de apoiar a cura gay com fez Barbara Gancia na TV

Quem são as celebridades que se manifestaram contra a cura gay