12 maio, 2017

Ela tem o poder!

“Dizer o gênero antes da profissão de alguém é um erro”, diz Jamie Clayton de Sense8, sobre a forma como a mídia retrata atrizes trans

Nas mídias sociais, só se fala na segunda temporada de Sense8, a série que retrata oito pessoas, de vários lugares no mundo, conectadas telepaticamente. Os “sensates” devem lutar contra uma organização que pretende acabar com qualquer pessoa que seja diferente nesse quesito psíquico. Uma de suas protagonistas é interpretada Jamie Clayton, ela dá vida à Nomi Marks, uma garota transexual. “O maior desafio, para mim, foi interpretar uma personagem que é trans, mas que a história não tem nada a ver com fato dela ser trans”, diz a atriz para a revista americana Out.

A atriz conta que passou mais de um ano em testes para saber se entraria para o elenco. “Eles procuravam pelo elenco no mundo todo, porque Lana [uma das criadoras da série] queria ter certeza de que alguém que se identificasse como transexual pegaria o papel”, garante. “Tem muito dentro do show que foi inspirado nas experiências pessoais da autora, então era importante que ela pegasse o ator certo.”

Jamie adora o fato da série ter seguidores no mundo todo, mas não gosta da forma como artistas trans são retratados na mídia – normalmente taxados pelo gênero. “Colocar um rótulo na frente do trabalho de alguém com o seu gênero ou raça – isso é o oposto do que é entender o que a pessoa é”, pontua. “As pessoas querem usar ‘atriz trans’ como um diferencial. É como dizer a ‘atriz negra’. A gente não diz mais isso. A única coisa que deve ser dita antes de ‘atriz’ são os prêmios que ela recebeu.”

Definitivamente, a atriz não gosta de títulos pré-concebidos. “Rótulos são o oposto de entendimento. O que eu aprendi viajando o mundo todo [para gravar os episódios] é que os humanos são todos iguais. Todo mundo quer se casar ou chora a perda de alguém que ama. Um casamento na índia é bem diferente de um casamento aqui [EUA], mas ainda é um casamento. Porque parece diferente, as pessoas ficam assustadas. E então tentam rotulá-lo, porque não o entende”, finaliza.


Leia mais…

OMG: saiu o trailer da nova temporada de Sense8. Play!

Vem assistir o trailer do novo capítulo de Sense8!

Ricky Martin viverá namorado de Gianni Versace em American Crime Story

Cinco motivos para assistir “13 Reasons Why”, a nova série do Netflix

Nova geração faz menos sexo. Culpa do Netflix!

Assistir Netflix é sinal de que o namoro vai bem, diz estudo. Concorda?

A solidão da selfie: por que damos tanto importância a elas?