20 outubro, 2015

Um pioneiro

Único dos estilistas a desfilar exclusivamente moda masculina na SPFW, João Pimenta mostra coleção pé no chão sem se esquecer de pequenas ousadias

IMG_0188

João Pimenta em clique exclusivo para UAA

João Pimenta é um dos estilistas mais interessantes da moda nacional. Não à toa, é o único representante masculino na edição que comemora os 20 anos da São Paulo Fashion Week. Brilhante, ele acaba de apresentar um desfile de inverno lacônico – que acerta em cheio na alfaiataria sem se esquecer da tal da moda sem gênero, que foi sua aposta no verão passado. “Se dependesse só de mim eu continuaria fazendo exatamente o que fiz na coleção passada. Eu imagino que o futuro das roupas é aquele, sem distinção de masculino e feminino”, conta João pra gente logo após seu desfile.

IMG_0165

Uma de suas novas criações

João sabe, no entanto – e de modo inteligente – que este futuro ainda é distante e preferiu apostar nesta estação em algo mais etéreo – sem abandonar os babados e outros toques retrô que ele adoraria ver na rua. Meio sem querer, João prova que o homem já foi mais ousado e que agora se redescobre. Confira os melhores momentos de nosso bate-papo.

O homem vai aceitar a moda unissex?

A longo prazo. Então eu resolvi olhar pro meu cliente final. O que eu fiz aqui hoje é o que eu faço sob medida: roupas com pequeno diferencial. Tudo bem que é uma cartela de cor um pouco difícil. Mas sem assustar ninguém (risos).

O que mudou na moda entre gay e héteros?

Na verdade acho que a gente chegou em um momento que tem lugar pra todo mundo. Os gays estão se portando de uma outra forma também. Não é só criar uma bandeira, bater nessa bandeira e indo pra rua. São suas atitudes do dia a dia, como você se relaciona com as pessoas…

Quer dizer que…

Os gays estão muito mais normais, porque eles estão com essa consciência que só assim a coisa vai pra um lugar confortável. Não brigando, não quebrando e se colocando de forma segura. Não só com piraçõezinhas.


Leia também…

Crítica: as peças amplas da GIG Couture, no segundo dia de SPFW

A beleza de cara lavada da GIG Couture

Os meninos mais estilosos do primeiro dia de SPFW