20 março, 2014

apArt: Publicitária inova e cria galeria para aluguel de obras em SP

Thais Marin abriu seu apartamento para que novos talentos das artes plásticas possam expor suas obras ao pública. Saiba mais sobre essa iniciativa!

Thais Marin - Foto: Mauricio Nahas

Thais Marin – Foto: Mauricio Nahas

E se em vez de comprar, você pudesse alugar obras de arte para decorar a sua casa? Gostaria de fazer isso? Graças a iniciativa inovadora da publicitária Thais Marin, agora você pode fazer isso aqui mesmo, em São Paulo. Ela encabeça o projeto da apArt Private Gallery, uma galeria de arte situada dentro de seu apartamento nos Jardins, que permite aos clientes alugar uma obra por 5% a 10% do valor da peça original.

Em conversa com o Universo AA, Thais explicou melhor como surgiu a ideia do projeto. “Eu e meu marido sempre gostamos muito de arte. Começamos a colecionar obra e, quando mudamos de apartamento, decidimos construir um espaço para acomodá-las.”

Foi aí que eles se depararam com a história do alemão Christian Boros, que transformou um bunker em Berlim, na Alemanha, na sua galeria. O colecionador de arte abria o espaço para visitação sob agendamento.

“Com essa iniciativa em mente pensamos em expor nossas obras e o espaço acabou virando uma galeria. Além do nosso acervo pessoal, expomos artistas que ainda são pouco conhecidos e não teriam como exibir suas obras em outros espaços”. Além do próprio apartamento, Thais oferece aos artistas seu trabalho de curadoria e toda a divulgação das exposições.

Foto: Mauricio Nahas

Foto: Mauricio Nahas

Funcionando desde agosto do ano passado, Thais começou a ouvir perguntas de seus visitantes sobre a possibilidade de pegar algumas obras emprestadas, para exibí-las em festas e outros eventos. “Vimos a ideia do aluguel em uma galeria nos Estados Unidos. Gostamos e decidimos estimular a prática no Brasil.”

Atualmente, o acervo do casal conta com cerca de 30 obras, mas eles também emprestam o espaço para que outros artistas negociem o aluguel de suas obras.

“O aluguel de obras tem duas grandes vantagens: Primeira, ele estimula a compra, já que muitas pessoas gostam tanto da peça emprestada que fazem ofertas para ficarem com ela de modo permanente. Segunda, é uma prática sustentável, afinal, você compartilha aquela obra, em vez de deixar sua coleção estocada. Para quem gosta de renovar na decoração, o aluguel é ótima alternativa. Todo mundo sai ganhando”, explicou Thais.

A apArt serve como intermediária no processo de aluguel de obras. Não há preço ou tempo máximo de permanência de uma obra com o cliente. Tudo é negociável.

Quem quiser fazer um visita, precisa agenda-la (use o e-mail [email protected]). Ainda esta semana, a galeria inaugura a exposição do prestigiado Guilherme Kramer. É realmente imperdível. Se você ainda quiser saber mais sobre o projeto, não deixe de visitar o site da apArt.

Serviço

apArt Private Gallery

Endereço: Rua José Maria Lisboa, 463 – Jardim Paulista – São Paulo/SP