24 fevereiro, 2014

José Roberto Moreira do Valle fala sobre o sucesso do Brazil S/A em Milão

“O Brazil S/A é uma espaço de relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros com o mercado nacional e internacional”, explica o empresário

Os sócios José Roberto Moreira do Valle e Ricardo Caminada. Foto: Divulgação

Os sócios José Roberto Moreira do Valle e Ricardo Caminada. Foto: Divulgação

Todos os anos, a cidade de Milão, na Itália, se prepara para receber visitantes de 150 países; todos em busca de novidades na área de design e decoração no Salão Internacional do Móvel e no Fuori Salone.

Como não poderia ficar de fora, o Brasil marca presença com o espaço Brazil S/A, localizado no Fuori Salone. Em 2014, a criação dos sócios José Roberto Moreira do Valle e Ricardo Caminada chega a sua 5° edição. “Queríamos um espaço brasileiro que representasse a arquitetura e o design do nosso País. Começamos com uma exibição de 1.000 metros quadrados e, já no terceiro ano, ocupávamos 3.600 metros quadrados”, conta José Roberto.

O Brazil S/A é uma espaço de relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros com o mercado nacional e internacional. Se engana quem pensa que é uma “feira de compra e venda”, o objetivo é promover a imagem do design nacional e aumentar a visibilidade de produtos, gerando negócios voltados à exportação deste segmento, por meio de divulgação, serviços e ações de relacionamentos entre empresas e visitantes. “Sempre vamos atrás do feedback dos profissionais que expõe seu trabalho no espaço. Não vamos atrás de uma número de vendas, até porque esse não é o intuito do espaço, mas cada vez mais vemos negócios sendo fechados no nosso evento”.

Pelo fato do Brasil não ter uma escola tradicional de design de móveis, o Brazil S/A inovou em sua instalação. Eles criaram temas e deram um toque mais artístico ao espaço, chamando a atenção dos visitantes.  “Neste ano, nosso tema será ‘Origens do Brasil’. Queremos mostrar a origem do nosso design, vinda do artesanato. Continuamos trabalhando com o design de móveis, mas o nosso diferencial é que exploramos o design brasileiro como um todo”, explica o sócio.

Em 2013, o espaço Brazil S/A recebeu quase 15 mil visitantes, e aumentou ainda mais seu número de patrocinadores e apoiadores. Um reflexo claro do sucesso do trabalho criado por José Roberto e Ricardo. Usando o tema Reflexos do Brasil, a mostra reuniu dez nomes da arquitetura brasileira, tais como como Ana Maria Vieira Santos, Brunete Fracarolli, Débora Aguiar, escritório In House, Jayme Bernardo, João Armentano, Jóia Bergamo, Maithia Guedes, Patrícia Anastasiadis e Ruth Lemos. Os arquitetos e designers de interiores refletiram sua criatividade por meio de uma interferência gráfica em lâminas de tecido com a silhueta dos lustres Baccarat, que foram aplicadas em estruturas metálicas com os lustres acesos. Mais do que expor móveis, o espaço quer proporcionar uma experiência de imersão na cultura brasileira aos seus visitantes.

A edição 2013 ainda teve uma exposição de lustres, assinadas por Marcelo Rosenbaum; um espaço da revista Casa & Jardim; uma apresentação sobre a cultura do Mato Grosso do Sul; a exposição fotográfica Invasões, de Lúcio Carvalho; um Jardim de mandacarus, idealizado pelo chef Dalton Rangel; e muito mais. “A cada ano tentamos melhorar mais e mais o que apresentamos. Em Milão, todos vão para respirar design”, diz Moreira do Valle.

Para se ter uma ideia do sucesso da Brazil S/A em Milão, no ano passado, o evento aconteceu também na Design Week de São Paulo, na Bienal do Ibirapuera, e em Miami, na Art Basel. Um verdadeiro sucesso made in Brazil.