13 março, 2014

Os bastidores do universo cultural de SP

Monica Gambarotto fala sobre seu trabalho como produtora de eventos culturais

Monica Gambarotto - Foto: Arquivo Pessoal

Monica Gambarotto – Foto: Arquivo Pessoal

O Universo AA bateu um papo com a publicitária Monica Gambarotto, sócia da Mova Produtora. Há 20 anos ela trabalha com eventos culturais. Inclusive, ela que assina a produção do projeto Residência Artística, na Red Bull Station.

Para quem ainda não foi conferir, a Red Bull Station ocupa a antiga sub estação Riachuelo, desativada desde 2004. O espaço abriga diversas manifestações culturais, como a residência artística focada em artes visuais, com curadoria de Paula Borghi.

Monica nos contou um pouco sobre seu trabalho com a residência da Red Bull. “Meu papel é fazer com que tudo funcione. Desde a parte do edital – lançado no site da empresa -, auxiliando o júri na escolha dos artistas que participarão do projeto, até a preparação da exposição dos trabalhos produzidos na residência ao público”, contou.

Após mais de 200 inscrições, o júri formado por Nancy Betts, Maria Monteiro e Paula Borghi selecionou seis artistas para 6ª  edição: Ale Domingues, Chico Togni, Fabiana Faleiros, Thiago Honório, Raquel Uendi e Rodolpho Parigi; e outros seis artistas para a 7ª. Segundo a assessoria da Red Bull, “os critérios para a seleção foram orientados a partir do caráter experimental dos artistas e pela excelência de suas produções.” Foi montado um grupo bastante eclético.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A produtora explicou um pouco sobre o processo criativo e a infraestrutura oferecida aos artistas pelo projeto. “Cada um tem direito a um ateliê e há uma curadora para orientar os trabalhos.” Monica ainda cuida da produção de palestras e workshops oferecidos ao público geral e aos eventos preparados especialmente para os novos artistas.

A residência artística ocupa o piso superior do edifício, onde ficam os ateliês, e um espaço conhecido como Galeria Transitória – local em que os artistas podem tanto desenvolver seus trabalhos, como observar de que forma cada obra conversa com os demais projetos e com o ambiente. Há três edições por ano.

Monica explicou que o trabalho da Mova nasceu da sua paixão pela arte: “Minha atuação vem do amor pelo tema e pela abertura do mercado. Para nós, a residência artística da Red Bull é uma oportunidade incrível. É um catalizador de talentos.”

Este sábado (22)  é o último dia de ocupação dos artistas da 6ª Residência Artística na Red Bull Station. A partir das 14h, acontecerá apresentação de portfólio e o lançamento da publicação editada pela equipe de monitores.

Serviço

Exposição Residência Artística

Endereço: Praça da Bandeira, 137 – Centro – São Paulo/SP