11 janeiro, 2016

O camaleão

Em 69 anos de vida, David Bowie se rendeu à veia artística e com seu talento, revolucionou a música e a cultura pop, imortalizando cada um de seus personagens e ele mesmo

Cantor, ator, produtor, compositor… Nascido em Brixton, Londres, há 69 anos, David Robert Jones se entregou às artes e despretensiosamente se tornou uma lenda.

david-bowie-2

Atingiu o estrelato quando lançou, em 1969, a música Space Oddity, e a partir de então, o talento e toda a versatilidade do britânico o tornaram um artista mais que completo, mas também uma grande influência na cultura pop.

David Bowie, 1973

Depois de seu primeiro sucesso, Bowie passou por um período de experimentação do qual surgiram dois álbuns bem influentes: The Man Who Sold the World e Hunky Dory. Até que 1972, surgiria um dos mais marcantes de seus alter-egos: o andrógeno Ziggy Stardust. Com ele, a negação dos padrões e uma das melhores fases do cantor.

david-bowie-cantor-aladdin

O camaleão do rock, como é conhecido por conta de sua versatilidade e inúmeros personagens, gravou na Alemanha alguns de seus melhores álbuns. A chamada “Trilogia de Berlim”, que conta com os discos Low, Heroes e Lodgers, ganhou aclamação da crítica.

msg-135764427005

Nos anos 80, Bowie conquistou os mais jovens com o álbum Let’s Dance, de 1983, fez uma parceria com o Queen na atemporal Under Pressure e se arriscou nos sets dos filmes, mostrando um Bowie talentoso também na atuação.

An evil goblin king, played by David Bowie, pictured here, a talking door knocker, fairies and a colony of goblins will join producer/director Brian Henson and members of the Jim Henson Creature Shop at the Academy of Motion Picture Arts and SciencesÕ 20th anniversary screening and onstage discussion of ÒLabyrinthÓ (1986) on Thursday, July 20, at 8 p.m. at the Samuel Goldwyn Theater in Beverly Hills.

Bowie e sua atuação em Labyrinth (1986)

Ele continuou bem ativo até 2003, quando deu um hiato na carreira. Voltou triunfante em 2013, com mais um aclamado: The Next Day. Até que lançou, há três dias, seu 24º disco solo, Blackstar. Finalmente, David Bowie imortalizou-se. Partiu para Marte e virou mito.

profeta-alienigena-david-bowie-lanca-novo-album-blackstar-no-dia-em-que-completa-69-anos-1452255337328_615x300

David Bowie no clipe de Blackstar, música do álbum homônimo lançado dia 8

O maior ícone da cultura pop de todos os tempos. E esse título não está aberto a discussões.

gif

Descanse em paz, Bowie.


Leia também…

De Bowie a Gaga, os discos mais aguardados de 2016