24 outubro, 2017

Papai em dobro

Conversamos com Roy Rosenblatt-Nir, o CEO da Tammuz, a agência que garante que todo casal – com muito amor para dar! – tem direito a criar um filho

Ronen, Roy e os filhos, Saar e Rotem

Roy Rosenblatt-Nir, o ex-cônsul de Israel em São Paulo, é o CEO da Tammuz – uma agência de “barriga de aluguel” que já permitiu o nascimento de 650 bebês. Pois saiba que 30 desses bebês foram destinados a casais brasileiros. Sim, eles atendem em território verde-amarelo – você e seu marido – ou apenas você (por que não?) – podem ser os mais novos papais do pedaço.

Mas a gente sabe que o assunto ainda é um tanto abstrato por aqui. Então conversamos com ele para mostrar que se tem amor envolvido, não existe barreira poderosa o suficiente para impedir que você comece a trocar fraldas em apenas um ano e meio (em média). Então siga as nossas perguntas e já prepare o estoque de fraldas!

Como surgiu a Tammuz?
O israelense Doron Mamet era diretor de uma empresa na área da alta tecnologia antes de se dedicar totalmente à Tammuz. Doron e seu marido sempre tiveram o sonho de construir uma família. Para isso, viajaram para os Estados Unidos e deram início ao processo que traria a primeira filha do casal. Isso foi há 10 anos. Na época, eles fizeram tudo sozinhos. Foi o conjunto de muita coragem e um grande sonho. Hoje, a filha do casal está com 10 anos e tem um irmão caçula, Matan (7 anos). Em 2013, Doron ganhou reconhecimento internacional quando foi escolhido como um dos 36 empresários que fazem do mundo um lugar mais feliz, ao lado de Oprah Winfrey e Mark Zukerberg.

Quando você conheceu a Tammuz?
Eu e meu marido, Ronen, tivemos nossos filhos quando ainda morávamos no Brasil. Já conhecíamos os processos da Tammuz porque tínhamos amigos que já eram pais em Israel. No Brasil, infelizmente, ainda não havia legislação vigente para processos de barriga de aluguel, o que tinha era uma regulamentação do CFM, porém teríamos que ter um grau de parentesco com a gestante. Então fizemos o processo na Índia: tivemos duas surrogates (barrigas de aluguel), cada uma gerou um filho de cada um de nós. O Saar e a Rotem. Em Israel, a Tammuz foi uma das responsáveis por um fenômeno chamado gay baby boom. É o país que, proporcionalmente, tem a maior comunidade mundial de famílias homossexuais. Nós queremos que os gays Brasileiros tenham a mesma oportunidade ou alternativa. O sonho de ter uma família é um direito sublime.

Como veio a ideia de trazer a Tammuz ao Brasil?
Logo que nossos filhos nasceram, percebemos que queríamos que os brasileiros tivessem a mesma chance que nós. Após alguns meses de atuação pelo Brasil, fui nomeado CEO da empresa.

Janderson, Pedro e os filhos, Valentina, Luisa e Vitor

E como foi a aceitação por aqui?
Os primeiros clientes da Tammuz, no Brasil, foram os mineiros Janderson de Lima e Pedro Maciel Filho, amigos pessoas da minha família. Juntos há 16 anos, o casal nos acompanhou a uma viagem a Tel Aviv para conhecer a Tammuz e tirar todas as dúvidas. O plano deles era ter dois filhos, um de cada pai, usando a mesma doadora de óvulos. De um dos processos, eles tiveram a surpresa de uma gravidez de gêmeos: Luisa e Valentina. Do outro, nasceu o Vitor.

Vocês já pensaram o que vão dizer pros filhos quando eles crescerem?
Nós criamos um livrinho, com linguagem infantil, para ilustrar a história deles. A gente conta essa história para eles desde que eram pequenininhos! Minhas crianças são criadas num ambiente de muito amor, e sempre somos francos e sinceros quando as dúvidas, que são naturais, surgem. Queremos que eles tenham orgulho de contar a história deles, porque é uma história de amor.

Qual é o processo para um casal se tornar pai?
Além de casais, indivíduos solteiros também podem realizar o processo de maneira independente. Atualmente, casais gays podem realizar o processo nos Estados Unidos. Eles irão escolher uma doadora de óvulos no nosso banco. A escolha é feita por meio da análise de um catálogo com fotos, contendo informações pessoais e médicas da candidata.

A coleta do sêmen de um dos pais – ou dos dois – acontece em uma clínica americana localizada em Los Angeles. Caso o casal queira, é possível realizar uma tentativa de gravidez de gêmeos utilizando 2 embriões – os sêmens serão de cada um dos pais, mas os óvulos serão da mesma doadora. Assim teremos embriões com cargas genéticas da mesma doadora, mas com pais diferentes. Os dois embriões podem ser implantados na mesma gestante para a tentativa de gravidez de gêmeos.

Nos Estados Unidos o casal tem a oportunidade de conhecer a surrogate – nome dado a moça que será “barriga de aluguel” do casal – e acompanhar de perto cada etapa da gestação. As surrogates são americanas, são mães com pelo menos um filho e, além da motivação financeira, também querem realizar o sonho de um casal ou de um pai solteiro.

Ao nascer, o bebê tem direto a cidadania americana e brasileira. E é registrado no nome dos dois pais ou das duas mães. Recebo muitos casais no escritório com histórias variadas sobre o sonho de ter filhos, e muitos dizem que nem imaginavam que isso um dia poderia ser realidade.

Quanto tempo leva esse processo todo?
Em média, um ano e meio: da coleta do material genético do(s) pai(s) até o registro de nascimento do bebê.


O Roy não mora mais aqui no Brasil, mas está de passagem para ministrar um seminário em três cidades: Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. A participação é gratuita, basta se inscrever neste email ([email protected]) e fazer check-in em um dos endereços abaixo.

Rio de Janeiro: 24 de outubro de 2017, às 19h30, no Hotel Pestana Rio Atlântica (Av. Atlântica, 2964)
Curitiba
: 25 de outubro de 2017, às 19h30, no Hotel Mercure Curitiba Sete de Setembro(Av Sete de Setembro, 5368)
São Paulo: 26 de outubro de 2017, às 19h30, no Hotel Renaissance (Al. Santos, 2233)

Mas se não der para atender, não tem problema. Já ficou claro que se tiver amor envolvido, ter um filho não é mais um sonho impossível para a nossa comunidade. <3


Leia mais…

Momento fofura: casal de crianças explica que têm dois pais. Muito amor!

Especial dia dos pais: a paternidade entre as nossas celebs favoritas

Tem casal gay com os quatro filhos em campanha de grife sueca. Demais!

O casal gay fofo que mostra a rotina dos filhos no insta

16 casais que comprovam que a idade não impede o amor

10 instacasais lindos e fofos que fazem a gente acreditar no amor

Ah, o amor! 7 casais gays poderosos que mostram a relação no instagram