29 agosto, 2017

Direitos Iguais

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, quer aprovar lei de casamento gay e adoção de filhos para casais homossexuais. Yes!

A presidente do Chile, Michelle Bachelet

Ontem (28/8) foi um dia muito especial para a comunidade LGBT chilena. A presidente Michelle Bachelet enviou uma proposta pro congresso que define que o casamento é uma “união entre duas pessoas”, independente do gênero das duas, e que permite que um casal gay adote uma criança. Desde 2015, quando o Congresso chileno aprovou uma lei, pessoas do mesmo sexo podem formalizar uniões civis. Essa nova proposta promete melhorar ainda mais a situação da comunidade no país.

“Fazemos isto com a certeza de que não é ético nem justo criar limites artificiais ao amor nem negar direitos essenciais só por causa do gênero das pessoas com quem se constituem casais”, disse Bachelet no palácio presidencial La Moneda. O próximo passo, no entanto, está na mão dos legisladores. Sem uma maioria significante, os esforços da presidente não serão levados a diante.

O ex-presidente e futuro candidato Sebastian Piñera, por exemplo, deixou em aberto se apoiará ou não o projeto de lei durante uma entrevista à Rádio Concierto. Ele disse que o casamento não deve ser confundido com “parcerias” entre pessoas do mesmo sexo. Por outro lado, garantiu que é contra todas as formas de discriminação e a favor da igualdade de direitos para casais gays.

O mandato da atual presidente termina ainda este ano (2017). No Chile, um candidato não pode ser presidente duas vezes consecutivas, ou seja, temos que torcer para que o projeto seja aprovado antes do final do ano para que a gente ainda possa contar com os esforços de Michelle. Vamos, time!


Leia mais…

Pastor diz que casais gays deveriam levar tiros

“A comunidade LGBT ainda é tolerada e, não, aceita”, diz Elton John

Levantamento mostra que a homossexualidade ainda é ilegal em 72 países. Alerta!

Acabou o conto de fadas: Disney corta beijo gay de “Descendentes 2”

Globo corta cenas picantes de Connor e Oliver, de HTGAWM